- 2 fotos
- B.I. (Bilhete de Identificação...nosso famoso RG no Brasil, e para eles o que vale mesmo é o Passaporte)
- NIF (Número de Identificação Fiscal, vulgo, CPF para nós e não tem como tirar isso sem estar em Portugal, logo nosso CPF serviu apenas para a inscrição)
- Carta de Motivação ( Carta declarando o motivo por querer fazer o curso)
- Histórico Escolar
- Certificado de Licenciatura ( Diploma ou Atestado de Conclusão de Curso)
- Certificado de Habilitações ( Historico escolar + uma carta da sua Universidade explicando o método de aprovação e o grau de notas utilizados pelo Ensino no Brasil, e com a sua média final da Universidade).
Enfim...esses eram os documentos oficiais, mas como eles falam tão enrolado e rápido no telemóvel, até eu entender tudo, o tempo ia correndo...e uma estraga prazeres de mulher que não lembro o nome, uma vez atendeu o telefone e disse que não tínhamos mais vagas garantidas no Mestrado ( era Pós...mas um dos que haviamos falado inicialmente nos convenceu de fazer o mestrado) que iria começar em Março...até aí..já era Janeiro, já haviamos pedido demissão do trabalho atual e tudo mais...mas ok!!! inconformado liguei mais uma vez para a Universidade e atendeu uma Senhora, que educadamente me atendeu e começou a me ajudar.... e foi ela que salvou a pátria, que tive contato de Janeiro até Março durante quase todos os dias... foi ela que nos deu a ficha de inscrição...nos explicou todos os documentos certinho... que foi falar com o Diretor da Universidade para nos encaixar na turma de março, que nos recebeu muito bem, e que tornou eu e Thata conhecidos na Universidade....todos sabem nossos nomes, sabem que somos brasileiros e que viemos dar o prazer de fazer o Mestrado lá...
No fim das contas, aquela Senhora, descobri que ela é a Mandachuva da Universidade...manda e desmanda...e a Universidade que encontramos no site para fazer Mestrado ( de Comunicação Integrada), viemos a saber que é uma das mais conceituadas de Portugal na área de Gestão e Comunicação ( Marketing, Publicidade, Relações Públicas e etc)
PROXIMO CAPITULO: VISTO
Pq Eduardo VII e no fim dela, a Estátua de Marquês de Pombal olhando a parte da cidade que ajudou a reconstruir após o grande terremoto que destruiu Lisboa a partir da Estátua, até o Rio Tejo que está lá no fundo
OUT!